A economia digital vem alterando rapidamente as relações de consumo, passando do modelo físico para uma nova concepção baseada na fruição de bens e serviços inseridos em plataformas digitais.
Além de nova e disruptiva, a junção do mundo físico com o digital não encontra respostas no sistema tributário vigente. Basta observar as discussões quanto à tributação de IoT, Streaming, IaaS e SaaS - para citar alguns exemplos - que vêm ocorrendo em todo o mundo.
No universo onde reinará a nuvem, internet, softwares e inteligência artificial, as atenções do Fisco tendem a se voltar para as atividades meio, onde estarão inseridas as tecnologias que permitirão às empresas explorar novos mercados e modelos de negócio.
Inovações e tecnologias agregadas a bens e serviços podem ter efeito em determinado país, mas desenvolvidas e controladas em qualquer parte do mundo, sem a necessidade de um estabelecimento físico ou permanente.
Neste cenário, a tributação sobre bens e serviços intangíveis tende a igualar e ultrapassar rapidamente a arrecadação sobre bens corpóreos, acirrando a disputa pela repartição tributária.
Importantes desafios ainda precisam ser superados em termos de tributação: quem pode tributar, a quem tributar, quando tributar, o que tributar, onde tributar e quanto tributar, são perguntas ainda sem resposta quando pensamos nas novas tecnologias e olhamos para o sistema tributário vigente.
Em plena era da indústria 4.0, o Brasil ainda trabalha com definições tributárias da indústria 1.0 e 2.0, como é o caso do conceito de estabelecimento, insumos e outras questões relacionadas à tributação física. A revolução já está ocorrendo e por aqui ainda discutimos propostas de reforma tributária pautada em um modelo econômico que, em pouquíssimo tempo, estará totalmente obsoleto.
As empresas, por sua vez, não podem ficar alheias às discussões, sendo fundamental para o planejamento de produção, formação de preço, definição de políticas comerciais e de distribuição, entre outras questões de negócio, conhecer e entender a tributação das novas tecnologias inseridas em seus produtos e serviços.